Atualmente, há muitos editores de vídeo disponíveis para os computadores com Windows, e muitos deles são bem mais simples do que a grande maioria imagina. É claro que também há funções profissionais e complexas, criadas para fazer com que os editores consigam dominar qualquer transição, efeito ou corte de câmera.

E você sabia que existem ferramentas excelentes e que não custam nada? SIM! Há muitos softwares gratuitos que podem ser usados em seu computador para uma série de edições bem legais. Então, confira agora mesmo alguns dos softwares mais interessantes que você pode instalar.

1. Avidemux

É um software livre para edição de vídeo. Os Downloads, a documentação, e outras características podem ser encontrados em avidemux.org. O software foi escrito em C/C++, usando o toolkit dos gráficos de GTK+, e conseqüentemente verdadeiramente uma plataforma independente, programa editor de vídeo universal. Está disponível para quase todas as distribuições de Linux que são capazes de compilar C/C++, GTK+. Existe uma versão Win32 deste programa está também disponível para usuários de Windows, existe uma versão para Mac OS X, FreeBSDNetBSD e OpenBSD. O programa pode ser funcionado nos sistemas 64bit GNU/Linux.

2. Windows Movie Maker

Windows Movie Maker (anteriormente conhecido como Windows Live Movie Maker) foi um software de edição de vídeos da Microsoft. Fazia parte do pacote Windows Essentials. É um programa simples e de fácil utilização, o que permite que pessoas sem muita experiência em informática possam adicionar efeitos de transição, textos personalizados e áudio nos seus filmes.

Sua tradução literal para o português fica: Criador de filmes do Windows. Era suportado pelos sistemas operativos: Windows MEWindows XPWindows VistaWindows 7Windows 8Windows 8.1 e Windows 10.

Após salvo, o projeto pode ser visto pelo Windows Media Player – extensões .avi e .wmv -, ou pode ser copiado diretamente para um CD/DVD. O programa, bem como o pacote Windows Essentials 2012, foi oficialmente descontinuado em 10 de janeiro de 2017, sem um substituto.

3. Lightworks

O Lightworks é um sistema de edição profissional não linear (NLE) para edição e masterização de vídeo digital em vários formatos, incluindo resoluções de 2K e 4K, e televisão em PAL, NTSC e formatos de alta definição. A Lightworks foi um desenvolvedor inicial de sistemas de edição não-lineares baseados em computador e está em desenvolvimento desde 1989.

O programa está atualmente disponível para Windows, Linux e Mac OS. O desenvolvimento de uma versão de código aberto, bem como portas para Linux e Mac OS X foram anunciados em maio de 2010. Nenhum código fonte ainda foi lançado, mas o roteiro do projeto indicou que a liberação do código fonte ocorrerá eventualmente. A versão do código fonte está atualmente atrasada: o FAQ do site da Lightworks diz: “Uma vez que as versões Linux e Mac são lançadas, o código-fonte da Lightworks ficará disponível. Não podemos dar uma data em que isso acontecerá, mas os anúncios e atualizações serão publicados regularmente em o Fórum Lightworks”.

4. Shotcut

O Shotcut é um aplicativo de edição de vídeo multiplataforma gratuito e de código aberto para FreeBSD, Linux, OS X e Windows. Iniciado em 2011 por Dan Dennedy, o Shotcut é desenvolvido no MLT Multimedia Framework, em desenvolvimento desde 2004 pelo mesmo autor.

5. Jahshaka

Esta é uma das ferramentas mais completas para quem procura um software gratuito e de código livre — podendo ele ser considerado o GIMP dos vídeos. Estamos falando do Jahshaka, um editor que traz diversos recursos e efeitos capazes de transformar os filmes, músicas e animações em arquivos profissionais.

7. VSDC Free Video Editor

VSDC Free Video Editor é um programa criado para que qualquer pessoa possa editar seus acervos de vídeos sem precisar pagar nada por isso ou passar sufoco com ferramentas extremamente complicadas.

Ele não traz recursos profissionais de recorte e ajustes finos, mas garante uma série de funções que podem ser bem úteis para aquelas edições mais simples.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.